Notícias

COMO M2M E IOT IMPACTAM O MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES

https://www.upchip.com.br

A integração do mundo físico ao digital tem evoluído ao passo que novas tecnologias são incorporadas à estrutura de telecomunicações. Se na virada do século os celulares representaram uma revolução em termos de mobilidade, hoje, inovações como a comunicação M2M (Máquina a Máquina) e a IoT (Internet das Coisas) permitiram a criação de uma rede global de objetos que compartilha, transfere dados e se comunica entre si em tempo real.


Os chamados dispositivos inteligentes, como celulares, smartwatches, televisores, eletrodomésticos, dispositivos para smart homes, sensores industriais e até mesmo automóveis automatizados, quebraram paradigmas e resultaram na oferta de novos produtos e serviços no mercado das operadoras de telecomunicações e provedores de internet.


O setor, por sua vez, precisou “correr” para entender o potencial de entrega das novas tecnologias, atualizar portfolios e a gestão do billing (faturamento) – que agora apresenta uma demanda específica para a tarifação do tráfego de dados M2M e IoT, com base no perfil de consumo de cada dispositivo, indo muito além da apuração do uso tradicional de voz, dados e mensagens SMS.


Ao longo dos últimos anos, foram criadas soluções como o RMS (Rating Management System), que dá suporte às operadoras de telecomunicações e atende novos modelos de tarifação dedicados a serviços M2M e IoT, permitindo que brokers de serviços de conectividade, provedores de internet e ISPs (fornecedores de serviços de internet) de qualquer porte atuem com mais segurança na tarifação e gestão dos acessos na venda no atacado até o consumidor final.


É fundamental neste momento que o mercado de telecomunicações se ajuste a estes novos modelos de utilização de dados, de forma a atender as novas demandas que surgiram no setor na esteira da adoção massiva do M2M e IoT por diversos agentes econômicos, de modo a viabilizar novos meios de comunicação omnichannel e permitir que todos usufruam dos benefícios que a ampla conexão descortina, entre eles o chamado machine learning – que prevê falhas em sistemas antes mesmo que elas aconteçam com base nos dados.


A gestão em telecomunicação mudou. A aplicação de tecnologias de M2M e IoT também. Tudo e todos estão, de certa forma, conectados por essas inovações que proporcionam vantagens que vão desde a otimização de processos, coleta, armazenamento e cruzamento de um grande volume de dados, monitoramento e melhorias no modo como a comunicação acontece na rotina de empresas e da população.


Juntos, M2M e IoT estão modificando não apenas o mercado de telecomunicações, mas também o modo como a sociedade incorpora novas tecnologias no seu dia a dia, seja em termos de comodidade ou em inteligência de mercado, carimbando o “passaporte” para a era da Indústria 4.0 e o avanço das chamadas smart cities.



Fonte: Jornal Tribuna